Estão escolhidos os nomes das tempestades da época que começa hoje. Aurore é a primeira

A época 2021-2022 de nomeação de tempestades que afetam a Europa começa hoje, dia 1 de setembro. O primeiro nome na lista de tempestades é Aurore.

Esta nomeação é feita a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos, ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância meteorológica


O país que emite o aviso em primeiro dá o nome à depressão/tempestade e informa os restantes países, que deverão manter o nome.

A atribuição de um nome às tempestades tem como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.

A nomeação de tempestades teve início em 2017, ano em que os serviços meteorológicos nacionais que compõem a rede europeia EUMETNET passaram a nomear as depressões ou tempestades, com base nos valores previstos da intensidade do vento que justificassem a emissão de um aviso meteorológico a partir de nível laranja.

O IPMA, como entidade responsável pela vigilância meteorológica em Portugal, integrou o projeto europeu de nomeação de tempestades no âmbito da EUMETNET, e integra o METEOALARM, o sistema europeu que agrega a informação de tempo extremo ou de grande impacto dos serviços meteorológicos nacionais.