UBI e CCDRC discutem e analisam prioridades para desenvolver a região centro  

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) analisaram prioridades para o desenvolvimento da região centro, com o objetivo de implementar uma estratégia. 

Entre os domínios apresentados estiveram a inovação digital, a atração e fixação de pessoas, a saúde e o bem-estar, a valorização da cultura e do património, a ciência e a transferência de conhecimento. Foram também referidas iniciativas de adaptação às alterações climáticas e de gestão de calamidades. 


De acordo com comunicado, “ao longo da reunião, a equipa reitoral da UBI manifestou o seu alinhamento com os princípios da estratégia apresentada pela CCDRC, considerando que a visão defendida converge com a sua missão enquanto universidade comprometida com o desenvolvimento económico, social e cultural do território.” 

“Muitas das prioridades identificadas pela CCDRC encontram correspondência no trabalho que a UBI tem vindo a desenvolver nas áreas da inovação, sustentabilidade, saúde, valorização do conhecimento e transferência de tecnologia, convergindo também com preocupações da Universidade face aos desafios específicos da região”, pode ler-se ainda. 

Recorde-se que a reunião decorreu no dia 24 de junho, na Reitoria da UBI, e integrou o processo de auscultação promovido pela CCDRC junto das instituições de ensino superior, com o objetivo de identificar áreas em que o conhecimento científico, a investigação, a inovação e a transferência de tecnologia possam desempenhar um papel relevante na competitividade e coesão territorial. 

A Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, fez-se acompanhar por elementos da equipa reitoral e ouviu Jorge Conde, Vice-Presidente da CCDRC, apresentar algumas das ideias em preparação para promover o desenvolvimento da região centro.