O Pêssego da Cova da Beira, a Cereja do Fundão e o Feijão Frade da Lardosa vão estar em destaque na primeira série de animação, feita em Portugal, inspirada no projeto escolar “Heróis da Fruta” criado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
Com estreia marcada para outubro, a nova série de animação é lançada no ano em que o projeto “Heróis da Fruta” assinala o seu 10.º aniversário e em que se celebra mundialmente o Ano Internacional das Frutas e Legumes.
Esta iniciativa vai juntar, pela primeira vez, mais de duas dezenas de fruticultores, associações de produtores e várias autarquias locais em torno da promoção do consumo de frutas e legumes de origem nacional.
Os atores Jessica Athayde e Diogo Amaral darão voz aos personagens Sushi e Yoga, os protagonistas da primeira temporada desta série que conta com 26 episódios. Em cada episódio estes “super-heróis” vão percorrer o país para descobrir novos “superalimentos” de cultivo nacional e prová-los para ganharem “superpoderes”, dando o seu exemplo positivo às crianças.
Ao longo dos 26 episódios da série, vai ser incentivado o consumo dos seguintes hortofrutícolas de produção nacional: Pêssego da Cova da Beira, Laranja do Algarve, Meloa de Santa Maria, Ananás dos Açores, Cenoura baby do Alentejo, Abóbora de Soza, Batata Doce de Aljezur, Amendoim do Rogil, Banana da Madeira, Feijão Frade da Lardosa, Uva do Ribatejo, Cebola Roxa Montemor-o-Novo, Mirtilo de Sever do Vouga, Amora do Minho, Figo da Índia Português, Pera Rocha do Oeste, Azeitona de Elvas e Campo Maior, Agrião de Água de Almancil, Melão de Almeirim, Tomate de Alvalade do Sado, Morango de Mirandela, Romã do Alentejo, Melancia do Ladoeiro, Cereja do Fundão, Kiwis de Portugal e Maçã de Alcobaça.