Manteigas: Burel Factory leva design nacional à Dinamarca

A Burel Factory, empresa têxtil sediada em Manteigas, vai marcar presença na 3 Days of Design, feira dinamarquesa de design e lifestyle que se realiza na cidade de Copenhaga de 16 a 18 de setembro.

Dedicada à produção do burel, a empresa que conta com mais de uma centena de colaboradores, apresentará propostas de arquitetura de interiores, peças de decoração e mobiliário (mantas, almofadas, painéis 3D, cortinas acústicas, puffs, bancos, instalações de arte).


A participação no evento do mercado escandinavo surge também semanas depois de a Burel Factory se estrear na showUP, feira holandesa de design onde apresentou uma linha de escritório e outra de decoração.

A Burel Factory foi fundada em 2006 por Isabel Costa e João Tomás, que adquiriram e recuperaram a fábrica da Lanifícios Império, voltando a apoiar a população local que dela dependia. Mantiveram as máquinas do século XIX, reciclaram alguns padrões dos antigos livros de debuxo que ainda hoje utilizam em mantas, e começaram a dar cor ao burel que até então só existia nas cores originais da lã.