Passagem do Connecting Europe Express pela Covilhã “vai ficar guardado na memória”

“Este é um momento que vai ficar guardado na memória” afirmou o presidente da junta de freguesia do Tortosendo, David Silva, à saída do comboio Connecting Europe Express.

O presidente da junta de freguesia do Tortosendo foi convidado para fazer parte da iniciativa da Comissão Europeia, que pretende “demonstrar a força unificadora da ferrovia”, e sublinhou que “o comboio tem futuro e é futuro”.


David Silva confessou ainda “sentir-se um privilegiado” e referiu que esta passagem do Connecting Europe Express pela Covilhã “leva o nome da nossa região, cidade, freguesia e do nosso país por essa Europa fora”.

Na recesão da comitiva do comboio o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, disse em declarações á Rádio Clube da Covilhã que “este momento histórico e simbólico tem tudo a ver com um trabalho que foi feito ao longo dos anos pelo Governo da República e também o empenho que a Câmara Municipal sempre teve em pugnar para que as obras da Linha da Beira Baixa fossem efetivamente concluídas”.

Vítor Pereira realçou ainda que no futuro espera ser possível “encurtar as distâncias entre a Covilhã, o Fundão, Belmonte e Castelo Branco relativamente a Lisboa para que efetivamente o comboio seja uma alternativa limpa e amiga do ambiente”.

Antes do início da viagem do Conecting Europe Express o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou que o comboio que partiu ontem “de Lisboa e viaja por toda a Europa ao longo do próximo mês leva consigo a expectativa de milhões de cidadãos e a mensagem que estamos atentos a ela”.

Esta viagem, organizada no âmbito do ano europeu do transporte ferroviário, teve ontem início em Lisboa, passou e pernoitou na Covilhã e termina em Paris, no dia 07 de outubro.