PJ alerta para campanha de “phishing” através de MBWay

A Polícia Judiciária alerta a população para uma campanha de “phishing” que utiliza de forma ilegal o nome da Policia Judiciária e da SIBS, através de um mail utilizando a denominação da aplicação MBWay.

Segundo a PJ, a mensagem refere o seguinte: “Estimado Cliente, Temos o prazer de informar que finalmente firmamos uma parceria com a Polícia Judiciária em resposta a ataques a sistemas bancários nos últimos anos. As medidas de segurança do seu cartão multibanco devem ser atualizadas o mais rápido possível para evitar novos abusos. ATUALIZAR AGORA. Leva apenas 3 minutos”.


A Polícia informa, ainda, que “entre a Policia Judiciária e a SIBS não foi feita qualquer parceria com este fim; a mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e captura de dados pessoais das vítimas; A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático”.

Deste modo, recomenda a todos que nunca acedam a links ou anexos de mails estranhos e que desconfiem de notícias e ofertas sensacionalistas.