Trailer sobre vida e luta de Greta Thunberg tem estreia nacional no CineEco em Seia

Os documentários “I Am Greta” e “La Croisade” têm estreia nacional marcada para a edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, deste ano, que acontece de 9 a 16 de outubro na Casa Municipal da Cultura de Seia.

“I Am Greta” (trailer), de Nathan Grossman, tem estreia nacional agendada para dia 13 de outubro, às 21h30, na Casa Municipal da Cultura em Seia. Este documentário “retrata a luta pessoal de Greta para encontrar um equilíbrio entre a sua adolescência e a exposição mediática”. O realizador acompanha Greta Thunberg “desde o início da greve escolar em 2018” até setembro de 2019.


O filme “La Croisade” do realizador e ator Louis Garrel, que “integrou o novo departamento do Festival de Cannes deste ano, denominado “Cinema for the Climate” é exibido no último dia do Festival, dia 16, pelas 21h30, depois da atribuição dos vencedores da 27ª edição do CineEco 2021.

Este documentário “retrata a história de Abel (Louis Garrel) e Marianne (Laetitia Casta), um casal que descobre que o seu filho de 13 anos vende secretamente bens preciosos para financiar um projeto ambiental ambicioso”, explica a organização do Festival em nota de imprensa.

Para além destas “duas grandes novidades há muito esperadas no mercado cinematográfico nacional” serão ainda exibidos “extra concurso” os filmes O Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada” (trailer) de Carla Varanda (realizadora) e Mário Lisboa (fotógrafo), dia 9, na sessão inaugural do Festival e o documentário de Inês Gil, “Curtir a Pele” (trailer), a 15 de outubro.

A 27ª edição do Festival terá também pela primeira vez, a “exibição em simultâneo” dos documentários “Une Fois que tu Sais” de Emmanuel Cappellin (França), “Ophir” de Alexandre Berman e Olivier Pollet (França e UK) e Arica, de Lars Edman e William Johansson (Suécia, Chile, Noruega, Bélgica e UK), no FIC.A, Festival Internacional de Ciência, em Oeiras, entre os dias 12 e 17 de outubro.