Três Campeões do Mundo de Futsal ligados à Covilhã e à UBI

Três elementos que compõem a comitiva da seleção que levou Portugal a ser campeão do Mundo de Futsal, pela primeira vez, estão ligados à Covilhã: Bruno Travassos, José Luís Mendes e António Fonseca.

Bruno Travassos é docente da UBI, faz parte do Departamento de Ciências do Desporto e integra a equipa técnica do selecionador Jorge Braz, na função de fisiologista.


É também diplomado pela UBI, colabora com as equipas técnicas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2019, nas quais monitoriza e controla o treino e o rendimento em jogo dos atletas de futsal, para fornecer aos treinadores informação decisiva para o desenho do treino em período de preparação e de competição, entre outras.

Também José Luís Mendes, natural da Covilhã, que residiu 14 anos no Tortosendo, está ligado à UBI e é um dos dois treinadores assistentes de Jorge Braz.

É Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela UBI, tendo estado também ligado à modalidade de futsal na Associação Académica da UBI.

António Fonseca é outro dos elementos da comitiva. Nasceu no Tortosendo, no bairro dos Pinhos Mansos e reside nesta freguesia. É enfermeiro chefe do serviço de ortopedia do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e é um dos enfermeiros da Federação Portuguesa de Futebol.

Em nota de imprensa, a UBI felicita ambos os elementos da equipa técnica e a FPF pelo “trabalho de excelência desenvolvido”. Também a Junta de Freguesia do Tortosendo manifesta “o enorme orgulho de ter um filho da terra, António Fonseca, como Campeão Mundial, não esquecendo José Luís Mendes que também tem forte ligação ao Tortosendo”.