Manteigas: Esmeraldo Carvalhinho renuncia e independentes “perdem” AM

Flávio Massano, presidente eleito em lista independente para a Câmara Municipal de Manteigas, tomou posse no sábado. Durante os próximos quatro anos vai governar o concelho, ainda que sem maioria.

O movimento independente Manteigas 2030 venceu as eleições de 26 de setembro com 34,14 por cento dos votos conseguindo eleger 2 elementos. Flávio Massano vai ter como vereador no executivo Sérgio Paiva Marcelo, que também tomou posse no último sábado.


Na oposição, o PS também elegeu 2 elementos. Esmeraldo Carvalhinho liderou a lista que conseguiu 28,11% dos votos, no entanto não assumiu o lugar de vereador, e quem tomou posse pelo PS foi Tomé Branco Lopes e Ana Maria Saraiva de Matos.

O executivo fica completo com o Social-democrata Nuno Soares.

Os eleitos para a Assembleia Municipal de Manteigas também tomaram posse na mesma cerimónia, no entanto, a lista independente, que foi a mais votada a 26 de setembro, não ficou com a presidência do órgão, cargo para que foi eleito Joaquim Quaresma Domingos, do Partido Socialista.

Na Assembleia Municipal de Manteigas, o “Movimento 2030” foi o mais votado (com 31,17 por cento), elegendo cinco elementos, os mesmos que o PS. O PSD elegeu quatro e o Nós Cidadãos um. Neste órgão municipal têm também assento os presidentes de Junta de Freguesia eleitos, ou seja, dois do PSD, um do PS e um do “Manteigas 2030”. Assim, no total, o “Manteigas 2030” tem seis representantes, o PS outros seis, o PSD também seis e o “Nós Cidadãos!” um.

Assim, e depois da votação uninominal, Joaquim Domingos (primeiro da lista do PS) foi eleito presidente da Mesa, Miguel Ramos (novo presidente da Junta de Freguesia do Sameiro, candidato pelo PSD) para primeiro secretário e Inês Carvalho (segunda da lista do PS) para segunda secretária.