APD: 20º aniversário festejado com comemoração simbólica

A Delegação Distrital de Castelo Branco da Associação Portuguesa de Deficientes comemorou 20 anos, na passada quarta-feira e, em dia de aniversário, relembrou os altos e baixos desta Associação e homenageou quem tem ajudado a mantê-la.

Na sua sede juntaram-se algumas entidades convidadas para uma comemoração simbólica e foi homenageado o vice-presidente desta delegação, Luís Eugénio, pelo seu contributo, tendo oferecido “mobiliário e material informático, o que permitiu a reabertura da sede”.


Segundo Raúl Pereira, presidente desta delegação, o desporto adaptado continuará a ser uma das maiores apostas da Associação, uma vez que acredita que é “um meio de plena integração na sociedade e de inclusão”.

Através dele conseguem “tirar de casa as pessoas com deficiência e consciencializá-las que, para além delas, há mais pessoas com deficiência”, sendo que contribui para o “aumento da autoestima e partilha de experiências”.

O Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Covilhã será novamente realizado e o objetivo é “internacionalizá-lo”. Para o próximo ano, a Associação pretende trazer uma equipa espanhola, pretensão que se junta à de querer formar uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas.

Ações de sensibilização nas escolas, captação de atletas para basquetebol e demonstrações noutros desportos são outras das iniciativas a desenvolver.

“É necessário sensibilizar a população para a inclusão e ainda há muita coisa a fazer. Na maior parte das vezes as pessoas com deficiência são olhadas pelas suas incapacidades e não pelas capacidades e é isto que tentamos inverter. Só desta forma teremos sucesso na plena inclusão para a qual lutamos todos os dias”, conclui Raúl Pereira.