Banda “Fatelas” cria festival musical e gastronómico para dinamizar aldeia

A banda “Fatelas” sediada na Fatela (Fundão) mas que conta com alguns elementos residentes em diversos pontos do país (Albufeira, Golegã e Sabugal) nasceu em 2019 e vai lançar a 15 de outubro o seu primeiro registo discográfico ‘Da Beira Para o Mundo’, em formato físico CD e digital, numa edição da editora ‘Tomba-Lobos – Registos Phonographicos’, também sediada na Fatela.

Com o lançamento surgiu a ideia de criar um evento anual organizado em colaboração com a junta de freguesia de Fatela.


O evento vai realizar-se pela primeira vez nos dias 31 e 31 de outubro no Pavilhão do Anjo da Guarda, na Fatela. No palco do ‘Fatelas – Javali e Jolas – Jamboree’ vão marcar presença, no sábado, as bandas ‘Queers of Rock and Roll’ (Castelo Branco) e ‘Patrulha do Purgatório’ (Albufeira e Fatela).

No domingo de manhã, pelas 11 horas, decorrerá um passeio de tratores pela Fatela e localidades vizinhas.

Pelas 12:30 haverá um almoço convívio com Chilli de Javali, porco na brasa e outros petiscos.

Pelas 16 horas, atuam os agrupamentos musicais ‘Pussy Lickers’ (Castelo Branco) e ‘Fatelas’, precedidos pela atuação de um grupo de Bombos do concelho do Fundão.

Durante a tarde haverão jogos tradicionais para quem queira participar e atividades para as crianças com jogos tradicionais infantis, concurso de máscaras de ‘Halloween’, seguido de lanche oferecido pela Junta de Freguesia.

A organização do evento pretende que este não se foque apenas na componente musical, mas também gastronómica e lúdico-cultural, de modo a que se possa dar maior visibilidade à Fatela e “envolver toda a população, em todas as faixas etárias, assim como trazer visitantes quer das localidades vizinhas quer de outros pontos do país”.