CHUCB: Semana do Bebé com balanço “muito positivo” já envolveu mais de 800 crianças

Termina hoje a 15ª Edição da Semana do Bebé do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) com um balanço “muito positivo”, disse à RCC, Paula Correia, representante da comissão organizadora deste evento.

No total, esta edição já envolveu cerca de 900 pessoas, sendo que mais de 800 foram crianças.


“O evento tem vindo a crescer de ano para ano e já ultrapassou os muros do CHUCB”, orgulha-se Paula Correia, acrescentando que também o número de entidades parceiras tem vindo a aumentar.

Uma das grandes novidades decorreu na 5ª feira e, ao contrário do habitual, este ano foram os parceiros a realizar as sessões nas escolas e não a organização do evento.

O formato híbrido possibilitou chegar mais longe, a mais escolas e a mais pessoas. “Muitas escolas aderiram e estamos com grandes expectativas para os trabalhos que vamos receber de algumas escolas do que é que foi essa manhã” revela Paula Correia.

A tríade que dá mote a esta edição “Criança-Família-Comunidade” é “a rede de suporte que todos precisamos de ter”. “Sabemos que a saúde mental começa logo na grávida. Se tivermos bebés felizes vamos ter adultos felizes e mais competentes e autónomos e capazes de gerar felicidade”, conclui a organizadora.

Estiveram também presentes na Sessão de Abertura do Seminário Científico o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, o presidente do conselho de administração do CHUCB, João Casteleiro, a Pró-Reitora da UBI, Anabela Dinis e o vereador da Câmara Municipal do Fundão, Pedro Neto.

Ao longo da Sessão, todos os oradores destacaram a baixa natalidade como um problema a combater e que se verifica em todo o território, não só no interior.

“Urge inverter esta tendência. A receita é simples, o diagnóstico está feito, a terapêutica passa por fixar pessoas no nosso território com empresas e emprego porque outras razões já temos”, sustentou Vítor Pereira.

João Casteleiro destacou, ainda, que, “para além de prometer aos que estão fora” é necessário “tratar bem os que estão cá dentro”, o que o CHUCB tem vindo a fazer.