CMC assinala Dia Municipal para a Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, que se comemora a 24 de outubro, a Biblioteca Municipal da Covilhã acolhe, no dia 29 de outubro, pelas 14:30h, uma sessão colaborativa que tem como público-alvo as entidades parceiras da Rede Social e trabalhadores da Câmara Municipal da Covilhã (CMC).

Esta sessão dá início a um conjunto de iniciativas que visam a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade cujo processo de criação se iniciou em julho de 2021 e se prolonga até ao final de 2022, contando com duas vertentes de intervenção: uma interna à própria autarquia e uma outra externa, destinada a todo o concelho.


O Plano Municipal para a Igualdade assenta numa “visão estratégica para o futuro, que dá prioridade à qualidade de vida das pessoas do concelho, ao seu bem-estar e à realização integral de todas e todos”, sustenta a CMC, em nota de imprensa.

Segundo a mesma fonte, o principal foco serão questões relativas às escolhas da vida pessoal através do combate aos estereótipos de género, à promoção da participação ativa na vida coletiva, à criação de soluções facilitadoras da conciliação entre a vida pessoal e profissional, sobretudo de pessoas com crianças ou idosos/as a cargo e à criação de um território livre de violência de género.

O Plano incluirá a estratégia, medidas, ações, entidades responsáveis pela implementação, metas e indicadores de monotorização e de avaliação. Terá um horizonte de 4 anos.

Na dimensão interna incluirá ações de formação, nomeadamente para trabalhadores/as e dirigentes da autarquia; medidas de promoção da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional bem como ações em resposta às prioridades identificadas a partir no diagnóstico. A dimensão externa deste plano irá incidir na educação, saúde, ação social, violência e cultura, mas também em áreas menos usuais como desporto, emprego, urbanismo, mobilidade e ambiente.