Covilhanense Teresa Duarte Reis vence prémio Poeta do Ano 2021

Teresa Duarte Reis, escritora covilhanense, natural da vila de Unhais da Serra, venceu o prémio Poeta do Ano 2021, do Troféu Literatura Clarice Lispector 2021, com o livro “Aromas de Madressilva e Fios de Azul”.

Este prémio dirige-se a autores de todos os países de Língua Portuguesa. É idealizado pela escritora e jornalista, Jô Ramos, e realizado pela Editora ZL Books, tendo como objetivo incentivar a produção de autores que não possuem apoio institucional e governamental no seu país de origem.


Criado no ano de 2016, o Troféu Literatura pretende “promover e valorizar o autor que rompe o círculo vicioso dos que promovem a cultura institucional dos países, e publica suas obras individualmente ou através de pequenas editoras”. A premiação contempla diversas categorias e a escolha é feita por uma comissão indicada pelos organizadores.

Teresa Duarte Reis foi professora do Magistério Primário, é licenciada em Comunicação Social pela UBI e aposentou-se do ensino em 2002. ´É também autora de livros como “Maria Covilhã – A Fiandeira”, “Era uma Vez”, “Janela” e “Mistério na Serra da Estrela”.