Empresa de Manteigas investe mais de 1 milhão na compra de fábrica na Covilhã

A Burel Factory, empresa têxtil sediada em Manteigas, acaba de adquirir a insolvente Alçada & Pereira por mais de um milhão de euros e, depois de lhe dar um novo nome, Transformadora – Fábrica do Pisão Novo, e sem que alguma vez tivesse parado de laborar, está à procura de novos clientes.

A primeira intenção do investimento já está conseguida: “não deixar desaparecer os elementos centrais da cultura laneira na Serra da Estrela”, lê-se na reportagem do Jornal T.


Isabel Costa, responsável da Burel Factory, explicou ao mesmo Jornal que a insolvência da Alçada & Pereira foi decretada em julho, tendo a aquisição, por leilão bancário, sido processada em duas fases: a compra da maquinaria e depois das instalações – cerca de nove mil m2 em pleno casco urbano.

A Transformadora, Fábrica do Pisão Novo “vem dar continuidade a uma longa história na Covilhã, na transformação, ultimação e tinturaria dos tecidos laneiros”. A fábrica de acabamentos têxteis, tingimentos, processamento de ramas, fio e tecido manteve os 17 colaboradores e já está a prestar serviços aos clientes, “alguns com décadas de ligação à empresa” e a posicionar-se como uma alternativa para novos clientes”.

Com a inovação e a sustentabilidade como focos de todo o grupo, a Burel Factory mantém com a UBI um trabalho constante de investigação de novos métodos industriais, mais amigos do ambiente.