RUDE apoia aumento da capacidade de armazenagem de vinho

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020, gerido pela Rude – Associação de Desenvolvimento Rural, abriu o período para apresentação de candidaturas destinado a apoiar a aquisição de equipamentos que permitam o aumento da capacidade de armazenagem de vinho, no âmbito da operação “Pequenos investimentos na transformação e comercialização” da Medida 10 – LEADER do PDR2020.

O apoio agora lançado pretende fazer face às perturbações sentidas no setor vitivinícola decorrentes da pandemia de Covid-19. “De facto, as fortes restrições à circulação e as medidas de distanciamento social causaram perturbações nas cadeias de abastecimento, tanto ao nível grossista como retalhista, assim como no setor da restauração, nomeadamente com o encerramento dos restaurantes, cantinas, bares e hotéis, que afetaram gravemente o consumo de vinhos nacionais, contribuindo para a existência de excedentes de vinho no mercado”, refere a RUDE.


Nesse sentido, o apoio previsto permitirá aos operadores “gerir adequadamente os seus stocks, aumentando a sua capacidade de armazenagem que possibilite vender o litro de vinho em uma situação normal de mercado em vez de o fazer com a introdução de descontos por forma a libertar capacidade de armazenagem”.

A tipologia de intervenção a apoiar respeita as unidades agroindustriais para aquisição de depósitos em aço inox, mediante a utilização de custos simplificados sob a forma de tabelas normalizadas de custos unitários, cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 10 mil euros e inferior ou igual a 200 mil euros.

O período de candidaturas decorre até ao dia 1 de novembro. Pode consultar todas as informações relativas a estes apoios para o território da Cova da Beira AQUI.