UBI: Ginástica dedicada a sobreviventes de cancro da mama abre inscrições

Mama_Move é o nome do programa que tem por objetivo a melhoria da aptidão física e da qualidade de vida de sobreviventes de cancro, através de um programa supervisionado de exercício físico. Este programa foi criado em 2016 e desenvolvido ao longo dos anos pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e com o Agrupamento dos Centros de Saúde Cova da Beira.

Esta iniciativa, que decorre no Ginásio da UBI, todas as segundas e quintas-feiras, entre as 17 e as 20 horas, abre agora novas inscrições com o slogan “Juntos Vamos Recuperar”.


Constituído por sessões de 3 a 5 pessoas, para que o processo de treino seja mais controlado e individualizado, o programa Mama_Move conta com sessenta minutos de treino por aula. Faz parte do programa treinos de aeróbica, força muscular, amplitude de movimento e flexibilidade.

Em 2017, o programa Mama_Move recebeu o reconhecimento e financiamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), bem como o reconhecimento da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Sociedade Portuguesa de Oncologia.