Caiu o pano do 25º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior

Chegou ao fim aquela que, segundo o TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior, poderá ser a última edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. O Anfiteatro das Sessões Solenes, na UBI, voltou a acolher esta iniciativa que, entre os dias 4 e 13 de novembro, recebeu 10 espetáculos oriundos de várias universidades portuguesas e espanholas. Aos grupos universitários juntaram-se ainda os espetáculos das companhias profissionais ASTA, da Covilhã, e Alma d’Arame, de Montemor-o-Novo.

O cair do pano do Ciclo de Teatro trouxe consigo os vencedores da presente edição, onde Júri e Público voltaram a coincidir na atribuição das duas distinções ao espetáculo “UNIDAD DE LUGAR”, com dramaturgia e direção de Rafael Ruiz, do Grupo de Teatro e Dança da Universidade de Granada, Espanha.


“UNIDAD DE LUGAR” desenrola-se num espaço claustrofóbico de uma cela de prisão, onde duas reclusas expõem violentamente os crimes cometidos, tendo como pano de fundo as tragédias gregas Medeia e Electra.

A próxima edição, a acontecer, será de 17 a 27 de março, no entanto, o festival de teatro universitário mais antigo, que se realiza em Portugal, ininterruptamente desde 1996, poderá não acontecer em 2022, “por não ter palco onde se realizar” vinca a companhia universitária.

Apesar de ter um “futuro incerto”, o grupo vai continuar com a preparação do seu novo espetáculo no Oriental de São Martinho, por “não ter onde ensaiar”.