Covilhanense Samuel Barata é Campeão Nacional de Corta Mato. “Era o título que me faltava”

O atleta covilhanense, natural da Bouça, Samuel Barata, que veste as cores do Benfica, sagrou-se hoje campeão nacional de Cota Mato numa prova que decorreu em Vale de Cambra. No final não escondeu o contentamento por, depois de muitos anos de treino, conseguir o titulo que lhe faltava.

“Esta foi uma prova dura, com um percurso sinuoso, os adversários estavam bem preparados, houve também uma disputa muito grande entre os 3 grandes principais clubes, nomeadamente, Sp. de Braga, Benfica e Sporting”, disse o atleta.


Esteve na frente durante a prova toda, avança que tentou “a sorte no final” e isolar-se no último quilómetro, mas na reta da meda “quase foi surpreendido” pelo segundo classificado, “mas consegui vencer e estou muito satisfeito”, afirma.

Samuel Barata recorda que para aqui chegar foram necessários muitos sacríficos. “São muitos anos de trabalho, este campeonato é o mais difícil de vencer e este era o titulo que me faltava”, sublinhou o atleta, vincando que “são mais de 10 anos de treino duro para conseguir este título”.

Os próximo objetivos de Samuel Barata passam por, a curto prazo, estar em forma nos campeonatos da europa dentro de duas semanas, e médio longo prazo estar presente nos europeus e mundiais no Verão. Não esconde que quer ir aos Jogos Olímpicos de 2024.

Foto arquivo