Autarquia e MepiSurfaces avançam com plantação de sobreiros na Mata Nacional da Covilhã

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, celebrado hoje, 23 de novembro, a Câmara Municipal da Covilhã desenvolveu atividades junto das escolas, por forma “a sensibilizar os alunos para questões ambientais”.

Numa ação conjunta com o ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Queiró-Associação para a Floresta Caça e Pesca, e a empresa MepiSurfaces, foram entregues árvores autóctones às escolas do concelho que aderiram a esta iniciativa, para serem plantadas nos recintos escolares.


Para além desta atividade, e para cumprir a obrigação plasmada na autorização condicionada para a instalação da nova unidade industrial da empresa no Tortosendo, esta irá também avançar com a plantação de sobreiros em 2 hectares (ha) da Mata Nacional da Covilhã.

Recordar que a MepiSurfaces, instalada no Parque Industrial do Canhoso, e que trabalha na área dos produtos metálicos com marcas de luxo como a Cartier ou a Dior, pretende instalar uma nova unidade de produção na Zona Industrial do Tortosendo, que permitirá criar mais 350 postos de trabalho.

Para a instalação no Tortosendo solicitou autorização para proceder ao abate de 24 sobreiros adultos e 94 sobreiros jovens e o governo, no despacho publicado no mês passado em Diário da República, condicionou “o abate de sobreiros na área do empreendimento (…) à aprovação e implementação do projeto de compensação e respetivo plano de gestão, bem como ao cumprimento de todas as exigências legais aplicáveis e condicionantes decorrentes do licenciamento e execução do empreendimento”, lê-se.

A empresa apresentou um projeto de arborização e respetivo plano de gestão, onde se prevê a arborização que será feita na Mata Nacional da Covilhã.