Campeões de Futsal: “A Covilhã estará sempre agradecida pelas vossas conquistas e troféus”

Os Campeões do Mundo de Futsal, António Fonseca, Bruno Travassos e José Luís Mendes foram ontem recebidos no Salão Nobre, para uma “simples e sentida” homenagem, onde foram distinguidos pela sua conquista desportiva.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), Vítor Pereira, destacou no seu discurso “os méritos desportivos” dos homenageados com raízes na Covilhã. “A Covilhã e os covilhanenses estarão sempre agradecidos pelas vossas conquistas e troféus, mas sobretudo estarão sempre convosco pelo caminho empreendido na construção e desenvolvimento de numa modalidade desportiva que muda vidas, estruturas e personalidades”, frisou.


Parabenizou a conquista de Portugal na Lituânia, que para Vítor Pereira evidencia “os méritos desportivos há muito consagrados na nossa história, dando um exemplo claro de como o trabalho formativo e profissional de excelência conduz ao êxito absoluto”.

O presidente da CMC sublinhou ainda que os campeões homenageados, “traduzem com a sua experiência associativa e profissional a marca indelével do voluntarismo que se repercute na sociedade através da colaboração com grupos e academias”, algo que evidencia o desporto como “motor de desenvolvimento humano”.

Para concluir o seu discurso Vítor Pereira destacou ainda o trabalho das associações desportivas do concelho, e anunciou que a Covilhã, que tem já uma “dinâmica desportiva de exceção” terá em breve “dois instrumentos importantes de fomento à prática e diversificação desta relevante área, que são o Plano de Desenvolvimento Desportivo e a implementação Conselho Municipal do Desporto”.

No seguimento deste anúncio Vítor Pereira convidou os homenageados a fazer parte deste Conselho, enquanto “honorários membros”.

Um convite aceite com surpresa e honra pelos Campeões do Mundo ligados à Covilhã.

António Fonseca em declarações à RCC, manifestou a sua felicidade e disse que “tudo fará com humildade e determinação para desempenhar o seu papel no Conselho”.

Também Bruno Travassos, “covilhanense de coração”, assim descrito pelo presidente da CMC, mostrou uma enorme satisfação com este convite, que vai permitir “emprestar” o trabalho e conhecimento “ao desenvolvimento desportivo da Covilhã”.

José Luís Mendes, tal como os seu colegas, disse com satisfação que tudo fará “para desempenhar esse papel com competência e com conhecimento, e espero contribuir com os melhoramentos necessários para a nossa sociedade”.

O diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Dias, também ele com ligação à Covilhã, exaltou a conquista dos campeões e salientou a importância que a cidade da Covilhã, a UBI, a AAUBI e as suas coletividades têm na “construção do caminho” até ao topo.

Também ele se mostrou satisfeito pelo convite feito aos Campeões para integrarem o Conselho Municipal de Desporto, acreditando que estes “darão contributos muitos positivos”.