Cancro: Liga estabelece protocolo com Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) assinaram um protocolo de colaboração, no sentido da promoção da saúde e prevenção do cancro.

Este protocolo foi formalizado no passado dia 3 de novembro, na sede da Sede da LPCC.NRC, em Coimbra, e contou com a presença do presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro, Vítor Rodrigues, e do presidente da AECBP, Henrique Gigante.


Henrique Gigante defende que “é de extrema importância reconhecer o papel da Liga no apoio aos doentes oncológicos e seus familiares, assim como é imprescindível seguirmos com o nosso papel social enquanto Associação”. Para o presidente da AECBP, “é importantíssimo que as empresas percebam o quão importante é a prevenção das doenças, neste caso em particular, as oncológicas, quer para o bem-estar físico e mental quer também para a produtividade dos seus colaboradores”.

A AECBP, refere em nota de imprensa que o objetivo deste protocolo é “alavancar iniciativas e apoiar a Liga nas suas ações, servindo de ponte entre as entidades empresariais e os comerciantes da zona de intervenção” da Associação.  

As doenças oncológicas são “uma das entidades patológicas mais importantes, quer pela sua magnitude, quer pelo seu impacto populacional”, e é nesse sentido que este protocolo estabelece uma colaboração “revestindo-se da forma que futuramente for achada mais conveniente por cada uma das partes, nomeadamente no sentido da promoção da saúde e prevenção do cancro”, refere a LPCC, em nota de imprensa.

Segundo o mesmo documento até ao momento, no âmbito desta parceria, a Associação Empresarial associou-se ao Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “iniciativa que constitui a mais importante fonte de financiamento da instituição”, e à campanha de prevenção do cancro da mama, “Outubro Rosa”. 

De forma a prestar apoio ao Peditório, a AECBP “envolveu os comerciantes associados, tendo sido possível alargar a distribuição em mais 42 cofres e, por esta via, a perspetiva de uma maior angariação de donativos a favor do doente oncológico e familiares”.