Consultas de Fibromialgia na Mutualista Covilhanense arrancam dia 9

A partir de 9 de novembro, o Centro Clínico da Mutualista Covilhanense passa a dispor de uma nova valência, pioneira na área da saúde e exclusivamente dedicada ao tratamento da fibromialgia, visto que atualmente a doença é tratada no âmbito de outras especialidades, em particular a reumatologia.

A Unidade de Fibromialgia e Síndrome de Sensibilidade Central resulta de uma parceria com o médico espanhol José Arranz Gil, especializado em tratar esta doença. Numa segunda fase, a curto prazo, realizará uma investigação focada na Neuroestimulação Magnética Transcraniana de baixo campo em doentes de Fibromialgia. O objetivo é desenvolver um novo tratamento para a doença e depois aplicá-la, caso se comprove a sua utilidade clínica, numa investigação que tem como parceiros a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) e o Laboratório de Bioelectromagnetismo da Universidade Politécnica de Madrid.


Para o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, “esta nova Unidade assume grande importância, não só porque vem possibilitar aos doentes com fibromialgia da região o acesso a consultas especializadas, com um médico especialista e experiente, como potenciar uma nova investigação que junta uma entidade da Economia Social com atuação na área da saúde a duas universidades, com vista a um novo tratamento para uma doença que é crónica e sobre a qual há ainda tanto por descobrir”.

Relativamente às consultas com o médico José Arranz Gil, decorrem todas as terças-feiras da primeira quinzena de cada mês, sob marcação. José Arranz Gil é doutorado pela Universidade de Alcalá e Henares (Madrid) com grau de excelência e professor associado convidado de Patologia Geral da Faculdade de Medicina da UBI. Atua na área da medicina geral e familiar com mestrado em Terapia Neuronal pela Universidade Autónoma de Barcelona, mestrado em Resolução de Problemas Clínicos pela Universidade de Alcalá, especialização Universitária em Ozonoterapia, Medicina Bioreguladora e Terapia Neuronal pela Universidade Alcalá e, ainda, em Bases Anatómicas e de Anestesia Loco-regional pela Universidade Complutense de Madrid.

As consultas estão abertas à população em geral, sendo que os associados da Mutualista Covilhanense beneficiam de descontos. A primeira consulta é de 60 euros (associados) e de 70 euros (não associados) e as seguintes são no valor de 50 euros (associados) e de 55 euros (não associados). As marcações podem ser realizadas através do nº 275 310 875.