Covilhã: “Dia Mundial da Bolota” promove a preservação da floresta autóctone

O “Dia Mundial da Bolota” assinala-se a 10 de novembro e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras instituiu na região a sua comemoração, com a sementeira de bolotas feita pelos seus alunos ao longo dos anos.

A efeméride foi comemorada, pela primeira vez, em 2009 “com o objetivo de sensibilizar as populações, e principalmente a comunidade educativa, para a necessidade de preservar às florestas autóctones, como é o caso dos bosques de Carvalhos que nos rodeiam”, esclarece a equipa do projeto “Eu sou +”, através de uma publicação na página da Biblioteca Municipal da Covilhã.


Para assinalar esta data, este ano, o Município da Covilhã em parceria com a Associação Guardiões da Serra da Estrela e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras promovem atividades que vão decorrer no dia 3 e depois nas quartas-feiras de tarde.

Assim, e segundo o calendário publicado, no dia 3, às 10:00 na Escola Quinta das Palmeiras terá lugar a apresentação pública dos vídeos tutoriais sobre o ecossistema, recolha, seleção, armazenamento, sementeira de bolotas e plantação de Carvalhos, concebidos pelos Guardiões da Serra da Estrela.

Às quartas-feiras (tarde) nas escolas do concelho terão lugar workshop de sementeira de bolotas, dinamizado por professores e alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, mediante marcação prévia das escolas.