Farmácias Holon assinalam Dia Mundial da Diabetes com consultas gratuitas

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, as Farmácias Holon, através do serviço “Diabetes Check”, vão disponibilizar consultas gratuitas, realizadas pelos profissionais da equipa de Intervenção Farmacêutica.

No final da consulta, o utente tem a oportunidade de atualizar o seu dispositivo da glicemia, trocando-o por um equipamento novo (Accu-Chek Instant). Na Covilhã, a Farmácia Pedroso recebe esta iniciativa amanhã, dia 10 de novembro, de manhã, e a Farmácia São João, no mesmo dia, durante a tarde.


“É fundamental não esquecer que existem outras doenças além da Covid-19. Por isso, queremos assinalar o Dia Mundial da Diabetes para alertar para a importância de uma adequada monitorização da Diabetes tipo II e para a necessidade de um acompanhamento próximo e profissional junto das pessoas que vivem com esta doença. O nosso serviço “Diabetes Check” foi criado exatamente com esta finalidade. Conscientes do quão desafiante pode ser para muitas pessoas saber como controlar e interpretar os resultados de glicemia, queremos ajudá-las”, explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do projeto.

Nas consultas gratuitas, o farmacêutico Holon faz uma avaliação dos parâmetros de saúde, com a ajuda dos dispositivos Accu-Chek, da terapêutica e dos hábitos de vida do utente. Após analise dos resultados, são definidas metas e estratégias para alcançar objetivos, através de um aconselhamento e acompanhamento personalizados durante um ano.

“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a Diabetes mellitus pode provocar idas frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, salienta ainda Joana Brito.