Fundão: 1ª Corrida dos Restauradores para celebrar tradição de “correr os espanhóis”

A 1ª Corrida dos Restauradores vai realizar-se no dia 30 de novembro, às 21:00h a partir da Praça do Município, no Fundão, para celebrar “uma das seculares tradições do Fundão, a Arruada do 1º de Dezembro”, informa o município.

Segundo o município fundanense todos os anos, “às 0h00 do dia 1 de dezembro, os locais reúnem-se na Praça do Município e percorrem as ruas da cidade com o propósito de “correr os espanhóis”, numa alusão aos acontecimentos de 1640”.


A prova será uma corrida de estrada, noturna, com um percurso citadino que vai percorrer algumas das ruas mais “emblemáticas da cidade”, num total de 10 km.

A 1ª Corrida dos Restauradores será aberta a “atletas federados e não federados”. A inscrição tem o custo de cinco euros, contemplando o kit de inscrição, e pode ser feita até dia 26, AQUI.

O município do Fundão refere ainda que a partir das 19h30 vai decorrer uma prova destinada aos mais jovens, nas categorias de Benjamins (280 metros – 19h30), infantis (1000 metros – 19h30), iniciados (2500 metros – 20h00) e juvenis (5000 metros – 20h00).

A inscrição para prova destinada aos mais jovens é gratuita e pode ser feita, também, até dia 26, AQUI.

A corrida é organizada pelo Município do Fundão e pelo Grupo Convívio e Amizade nas Donas, em parceria com o Centro Municipal de Marcha e Corrida do Fundão, a Associação de Atletismo de Castelo Branco, a ViverFundão, EM e a Associação Desportiva do Fundão.

Às 0h00 do dia 1 de dezembro, vai realizar-se a tradicional Arruada na Praça do Município, no Fundão, que “comemora o fim do domínio espanhol em Portugal”.