GNR desmantela rede de furto de veículos no centro e norte

A GNR de Viseu, com a colaboração das suas congéneres da Guarda, de Aveiro e de Braga, deteve um homem de 69 anos e identificou cinco, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos, no âmbito de um processo de furto de veículos de matrícula estrangeira, na zona centro e norte do país, foi hoje anunciado em nota de imprensa.

Segundo o documento a GNR apurou “a existência de um esquema com origem em França e na Suíça, onde são furtados ou dados como furtados veículos de alta cilindrada, sendo esses veículos transportados para Portugal, onde são rececionados e desmantelados para depois serem vendidos em peças, ou vendidos com outras matrículas, que configuram os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”.


No decorrer da operação a GNR deu cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e a 252 buscas não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e locais onde os visados possuíam os veículos parqueados. As buscas decorreram nos concelhos de São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Vila Nova de Famalicão, Celorico de Basto e Seia.

Para além das detenções a GNR apreendeu, entre outros, 14 veículos de alta cilindrada; duas caçadeiras; 47 cartuchos; uma pistola de alarme; uma pressão de ar; várias matrículas associadas a veículos furtados; documentos de identificação de veículos furtados e diverso material informático.