Hospital Faz de Conta: Doentes a brincar ajudam a combater medos sérios

Cerca de 500 crianças passaram pela XIV edição do Hospital Faz de Conta. Uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI, MedUBI, em que, com “doentes de brincar”, se pretende mitigar o medo de ir ao médico que a maioria dos mais novos sente.

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, nos dias 28 e 29 de outubro e entre 2 e 4 de novembro, os alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI colocaram-se de novo ao serviço dos mais novos, para tratar as diferentes “maleitas” dos seus bonecos e assim ajudar a combater medos que “são muito sérios”.


A pandemia obrigou “a várias adaptações para minimizar riscos”, mas o trabalho de 8 meses de preparação foi largamente compensado pela adesão, sempre entusiasta, das escolas e em especial dos mais novos, disse Margarida Ornelas.

De entre as alterações ao que já é tradição, a coordenadora da iniciava refere a retirada do habitual lanche e a necessidade de transformar “a peça de teatro sobre educação para a saúde, que sempre acontece com atores presenciais, num filme realizado com o apoio dos alunos de cinema”, como as mais significativas.

Mitigar o medo da bata branca é o grande objetivo da iniciativa, por isso todos os alunos voluntários “recebem as crianças com bata branca, ou com bata do bloco operatório”, e têm nos “consultórios” os instrumentos que habitualmente os médicos utilizam “para desmistificar a sua utilização e fazer com que os mais pequenos os encarem com naturalidade”, diz a coordenadora.

O Hospital Faz de Conta destina-se a crianças entre os 3 e os 7 anos e de uma forma geral “todos os miúdos gostam”, disse ainda Margarida Ornelas à nossa reportagem, frisando que “alguns miúdos vêm vários anos seguidos e trazem o mesmo boneco à consulta”. O facto de a “maioria dos professores estar muito familiarizada com a iniciativa também ajuda a que esta seja um sucesso”.

Para além de ajudar os miúdos, os futuros médicos também saem a ganhar. Margarida Ornelas sustenta que “este projeto prepara os participantes para um meio de consultório e a saber lidar com crianças”, algo que “nem sempre temos na nossa prática clínica na faculdade”.

Todos os voluntários que participam na iniciativa tiveram uma formação sobre como lidar com crianças, “o que para nós é notável” refere.

Neste hospital a brincar, decorado a rigor com o tema “A selva”, as crianças são convidadas a conhecer todos os ambientes hospitalares. Desde a entrada num consultório médico, sala de tratamentos, raio-x, farmácia, até a ida ao internamento e bloco operatório. Ao longo desta visita existem também outras atividades em prol da educação médica, para que lhes sejam transmitidas informações sobre alimentação saudável, vacinação, higiene oral e das mãos, entre outras.