“Não quero o meu futuro minado!”: Partido “Os Verdes” inicia campanha nacional na Covilhã

“Não quero o meu futuro minado! A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!”, é a mensagem que está escrita nos postais que o Partido Ecologista “Os Verdes” vai enviar Ministro do Ambiente e da Ação Climática. A campanha de recolha de assinaturas começa amanhã na Covilhã.

A ação surge “no âmbito da exploração desenfreada de lítio que o Governo pretende levar adiante, contra a vontade das populações”, anuncia o partido em nota de imprensa, afirmando que “o Governo pretende lançar um concurso para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, a juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela”


A campanha é lançada, simbolicamente, na Covilhã, “tendo em conta que a 28 de outubro foi celebrado um contrato para a exploração de lítio e minerais associados, na Serra da Argemela com a empresa PANNN Consultores que trará impactos muito significativos para as freguesias do Barco e Coutada (Covilhã) e de Silvares e Lavacolhos (Fundão)”.