UNITA: 6 universidades europeias criam “estratégias” conjuntas para fixar jovens

José António Mayoral, reitor da Universidade de Zaragoza (Espanha), foi eleito presidente do Governance Board da UNITA, órgão máximo do consórcio que une 6 universidades europeias. A eleição decorreu na UBI onde, nos últimos 3 dias, os reitores destas instituições estiveram reunidos e traçaram as estratégias conjuntas a implementar ao longo do próximo ano.

A grande prioridade continua a ser “captar alunos” para os seus territórios, todos eles de baixa densidade, disse aos jornalistas o novo presidente do organismo.


“Em Espanha o grosso da polução centra-se em Madrid e Barcelona, em Portugal em Lisboa e no Porto”, destacou o reitor, frisando que é algo que “queremos combater”, defendendo que é “um problema comum a todos”.

O novo presidente explica que uma das estratégias passa por criar um mecanismo que permita “uma maior mobilidade de jovens estudantes” entre as universidades que compõem a Aliança, permitindo que qualquer universidade, reconheça os estudos feitos noutra “sem que nada questione”.

Uma “fórmula centrada nos estudantes” que ajudará a construir “um currículo mais flexível”, escolhendo as matérias que mais lhe interessam para a sua formação.

Em termos práticos no próximo ano a tarefa do consórcio passa, também, por criar uma “incubadora de empresas conjunta”, aplicando o conhecimento que já existe nas universidades que têm estas estruturas, dando a UBI como “exemplo de boas práticas” nesta matéria.

Será uma forma de juntar “os melhores na área do empreendedorismo das 6 universidades”, o que permitirá “ter um mercado de trabalho mais atrativo por um lado, e por outro, ter mais capacidade de atrair jovens para estas instituições de ensino, uma vez que terão apoios para o fazer”.

“Se juntarmos as ideias destes jovens talentosos, teremos soluções mais potentes que poderão ser aproveitadas para criar riquezas nestes territórios”, defendeu.

Mário Raposo, reitor da UBI, explicou que ao longo do próximo ano, o segundo do consórcio UNITA, esta será uma área preferencial de trabalho, “o que possibilitará transferir conhecimento para o mercado”.

O reitor destaca a capacidade que a UBI já tem neste sector, afirmando que “os parceiros ficaram surpreendidos com a capacidade que a UBI já tem instalada”, vincando que “será a UBI a ajudar” as suas congéneres, dando o “apoio e conselhos, de como desenvolver as questões da transferência de conhecimento através do empreendedorismo”.

Além da UBI, são membros fundadores da UNITA em a Universidade de Zaragoza, em Espanha, a Universidade de Pau et des Pays de L’Adour e a Savoie Mont Blanc, na França, a Universidade Degli Studi di Torino, da Itália e a Universidade de Veste din Timisoara da Roménia. Posteriormente, juntaram-se, ainda, a este projeto, por convite das universidades fundadoras, a Universidade Brescia (Itália), a Universidade Pública de Navarra (Espanha), a Universidade de Transilvânia de Brasov (Roménia) e o Instituto Politécnico da Guarda.