UBI participa em projeto de apoio ao empreendedorismo nas universidades

O UI-CAN, Universidades como Interface para o Empreendedorismo, é um projeto que junta os gabinetes de apoio ao empreendedorismo da UBI a outras sete universidades portuguesas: Aveiro, Coimbra, Évora, Minho (Tec Minho), Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto UI-CAN tem como objetivo a “promoção do espírito empreendedor das universidades, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica a UBI.

O projeto contempla um vasto conjunto de atividades que irão funcionar até junho de 2023 e que estão divididos por quatro grupos principais: Ignição, Aceleração, Ligação e Transformação.


Na primeira atividade, “Ignição”, os parceiros do consórcio irão dinamizar eventos de sensibilização e capacitação, de forma a estimular “potenciais empreendedores do meio académico a avançarem com as suas ideias de negócio”. Esta atividade contempla ainda a realização de concursos de ideias, com o intuito de premiar e disseminar os melhores projetos.

A segunda atividade “Aceleração” visa promover o “crescimento e aceleração dos projetos empreendedores, através da realização de programas de aceleração, encontros de networking (com mentores especialistas nacionais e internacionais), bem como, a disponibilização de horas de consultoria em áreas fulcrais ao desenvolvimento dos negócios”.

Na atividade “Ligação” será promovido o contacto com outras realidades e outros empreendedores, “através da realização de visitas a ecossistemas empreendedores nacionais e internacionais”. Serão ainda organizados dois grandes eventos para a apresentação de casos de sucesso.

A última atividade denominada de “Transformação” pretende incorporar, nas diferentes formas de apoio dado ao empreendedorismo, as preocupações com os ODS, através da realização de ações de capacitação que implementem boas práticas no sistema empreendedor.

Segundo a UBI o UI-CAN foi aprovado em abril de 2021 e conta com um investimento elegível de 1,3 milhões de euros, com o cofinanciamento de COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Com a realização deste conjunto de atividades, a rede de parceiros do UI-CAN pretende sensibilizar e capacitar mais de mil empreendedores, acompanhar o desenvolvimento e implementação de mais de 150 projetos empreendedores e contribuir com para a criação de mais de 70 empresas.

Na UBI a primeira atividade terá início em dezembro, sendo que em breve será disponibilizado à comunidade académica mais informações.