Federação Académica do Desporto Universitário promove “luta” contra a violência no desporto

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) deu início à campanha “Não leves a violência na desportiva”, para a época 2021/2022. Esta campanha visa prevenir e combater a violência no desporto universitário, através da “erradicação de comportamentos que não promovam a competição saudável”, explica em nota de imprensa.

Promovida nas participações nacionais e internacionais, a campanha, pretende alertar os estudantes-atletas, técnicos, dirigentes e intervenientes do desporto universitário para “várias problemáticas, como o racismo, a xenofobia e as questões de género”, explica André Reis, Presidente da FADU, em nota de imprensa.


Esta iniciativa será, então, aplicada a todas as equipas portuguesas que participarem nos jogos universitários.

Já em 2018, a FADU promoveu a campanha “Não à Violência no Desporto” nos Jogos Europeus Universitários de Coimbra, onde os capitães de equipas portuguesas usaram uma braçadeira branca, com uma frase alusiva à campanha, em todos os jogos da competição.

O cartão branco de promoção a bons comportamentos, implementado pela FADU em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da época passada, continuará em vigor nas competições universitárias. 

O presidente da FADU, descreve a experiência como “algo que correu muito bem. O cartão branco foi exibido oito vezes para promover os bons comportamentos dos nossos estudantes-atletas”.

De forma a alargar essa prática para todas as competições, o Presidente da FADU, afirma estar “a averiguar a melhor maneira de implementar o cartão branco, no sentido de sensibilizar os estudantes-atletas das diferentes modalidades”.