Sporting da Covilhã não adia jogo e responde à acusação de falta de ‘fair-play’ do Rio Ave

O Sporting da Covilhã respondeu, em comunicado, à posição assumida pelo Rio Ave que acusou, ontem, o emblema serrano de “ausência de ‘fair-play’”, por não ter concordado adiar o jogo desta sexta-feira para o campeonato da II Liga, devido ao surto de covid-19 na equipa de Vila do Conde.

O Rio Ave, que tem cerca de dez atletas infetados, bem como praticamente toda a equipa técnica, incluindo o treinador principal, Luís Freire, garante que apelou à compreensão dos Leões da Serra para a “débil situação do plantel”, mas não obteve resposta positiva do SCC que justificou que, “na época passada, foi vítima da mesma situação e foi a jogo com apenas com 13 jogadores disponíveis”.


Além de “ausência de ‘fair-play’”, a equipa do Norte considera que também não existe “consideração desportiva, para não falar de muitos anos de relações cordiais entre clubes. Não sabemos se o Sporting da Covilhã tem um calendário demasiado preenchido ou se considera ser esta uma oportunidade imperdível de enfrentar um adversário mais débil na competição”, atirou o Rio Ave.

Em resposta, o Sporting da Covilhã garante que “as relações entre os clubes sempre foram boas”, no entanto, entende que “a decisão de adiar ou não um jogo a pedido de um clube, não deve ser influenciada por motivos de amizade”.

Esclarece, ainda, que, “de acordo com o quadro regulamentar em vigor, o artigo 46º-A do Regulamento de Competições (que permite aos clubes adiar os seus jogos sempre que não tenham 13 jogadores disponíveis nos quais se inclui um guarda-redes) foi aprovado há apenas 7 dias, com o voto do Rio Ave FC e também com o voto do SC Covilhã, significa isto que quer o Rio Ave FC, quer o SC Covilhã, quiseram aprovar uma norma que os obriga a ir a jogo caso tenham mais de 13 jogadores disponíveis”.

Assim, os serranos vincam que só podiam aceitar adiar o jogo “se esse adiamento não interferisse no planeamento desportivo da sua equipa”, o que não se verifica.   

A partida entre o Rio Ave e o Sporting de Covilhã, da 16.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, está marcada para esta sexta-feira [31 de dezembro], às 17:00, em Vila do Conde.