O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR da Guarda, no período compreendido entre 9 e 20 de dezembro, detetou descargas ilegais de resíduos, no decurso de fiscalizações a lagares de azeite.
As ações de sensibilização e fiscalização aos lagares de azeite decorreram nos concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas e foram direcionadas quer para a prevenção e deteção do cumprimento das respetivas normas de funcionamento, quer para o cumprimento das regras de licenciamento, encaminhamento e gestão correta de resíduos, explica a GNR.
Na nota de imprensa a GNR avança que os elementos do NPA constataram que duas empresas efetuavam as suas descargas de resíduos de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.
Numa primeira situação essas descargas eram efetuadas diretamente para o solo, e no segundo caso, as descargas eram realizadas diretamente para linhas de água, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação.
Na sequência destas ações foram ainda fiscalizados um total de nove lagares de azeite tendo sido detetadas 32 infrações e elaborados os respetivos autos de contraordenação, os quais foram enviados para as entidades administrativas competentes.