Fundão: Abertas inscrições para programa de atribuição de bolsas artísticas

Estão abertas as inscrições para o programa “(Re)Cri’Arte”, criado pelo Município do Fundão e que consiste na atribuição de bolsas artísticas, de longa duração, como forma de apoiar o sector da cultura e os seus profissionais, foi anunciado pela autarquia.

Segundo a informação, serão admitidos a concurso artistas com idade igual ou superior a 18 anos que se proponham a desenvolver trabalhos de criação artística no concelho. As candidaturas estão abertas até dia 16 de janeiro de 2022.


A Câmara Municipal do Fundão sustenta que pretende, com o programa “(Re)Cri’Arte”, “conceder bolsas para o desenvolvimento de projetos relativos a qualquer área artística” com o objetivo de “apoiar, envolver, promover e fixar os artistas e outros técnicos de áreas de apoio ao desenvolvimento de atividades culturais”.

Este programa tem o propósito de “fomentar a criação artística”, através da integração da mesma no “plano de programação da autarquia”, de contribuir para a “renovação do tecido artístico regional e para a criação de novos públicos”, de incentivar o “dinamismo e a inovação” e de “desenvolver projetos que envolvam a comunidade”, explica o Município.

Serão atribuídas 15 bolsas artísticas com a duração de um ano, no valor de 7.200 euros cada. Para além da bolsa, serão disponibilizados “apoios a nível dos equipamentos e materiais necessários para a concretização dos diferentes projetos artísticos”.

O programa “(Re)Cri’Arte” contempla, ainda, a atribuição de residência no concelho do Fundão para os primeiros dez artistas/projetos selecionados.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, citado na nota de imprensa, este programa de bolsas de longa duração serviu para “elevar a fasquia”, visando, sobretudo, “promover a criação artística de qualidade na região, ao mesmo tempo que se fomenta a educação artística e a criação de novos públicos”. O autarca acrescenta, ainda, que “a diversidade artística e a fruição cultural são essenciais para alcançar uma cidadania plural, responsável, participativa e democrática”.