Cova da Beira 2020: Três medidas de apoio para explorações agrícolas com candidaturas abertas

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local Cova da Beira 2020, gerido pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, abriu o período para apresentação de candidaturas a três medidas de apoio distintas, destinadas a apoiar a produção agrícola e outras atividades dentro da exploração agrícola e ainda a comercialização e a transformação de produtos agrícolas, foi hoje anunciado.

Os apoios referidos integram a ação “Implementação das estratégias” da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural, PDR2020 e resultam do reforço de dotação orçamental atribuído à RUDE pelos resultados alcançados em termos de compromisso e execução dos fundos europeus para implementação no território da Cova da Beira, previsto no Regime de Transição que vigora até à implementação do novo quadro de apoio europeu, refere a nota de imprensa.


Assim, a medida de apoio 10.2.1.1- “Pequenos investimentos na exploração agrícola”, pretende apoiar projetos de investimento até um máximo de 50 000 € de investimento que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola.

Os apoios previstos na medida 10.2.1.2 – “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” traduzem-se no apoio a pequenos investimentos de criação ou modernização de unidades de transformação e comercialização de produtos agrícolas que envolvam até um máximo 200.000 € de investimento.

Já a medida 10.2.1.3 – “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” pretende estimular o desenvolvimento de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, criando novas fontes de rendimento e de emprego.

A dotação orçamental global para este período de candidaturas, que decorre até ao dia 31 de janeiro de 2022, é de quase meio milhão de euros e o nível de apoio não reembolsável varia entre os 40% e 50% do investimento elegível.

Todas as informações relativas a estes apoios para o território da Cova da Beira estão disponíveis em www.covadabeira2020.eu