Covilhã: Autarquia aprova mais de 1.6 milhões para apoios a instituições e escolas

Na reunião pública da Câmara da Municipal da Covilhã, que decorreu esta manhã no Auditório Municipal, o executivo aprovou apoios para IPSS’s, escolas, associações, e clubes no valor global de 1 milhão e 640 mil euros.

“Apoios vitais para a melhoria das condições dos cidadãos”, disse o presidente, Vítor Pereira, vincando que “é desta forma que se promove também a coesão territorial e social”.


O autarca disse aos jornalistas que são verbas que se “revestem da maior importância”, destacando que se destinam “a um conjunto de instituições relevantes no concelho”, entre elas “as escolas”, referiu, colocando no entanto o “assento tónico” nos apoios a lares do concelho.

O edil destaca que alguns destes apoios são plurianuais, como é o caso da Associação Cultural da Beira Interior e outos pagos mensalmente. Na sua maioria dizem respeito ao ano de 2022, considerando “residual” o valor que transita para outros anos.

No que diz respeito a IPSS’s foram aprovados protocolos com o Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira, Centro Social de Nossa Senhora da Conceição e Centro de Assistência Social do Dominguizo, com o valor de 100 mil euros cada.

Foi ainda aprovado um apoio de 100 mil euros para os Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Para clubes e associações, foi aprovado o apoio para as camadas jovens do Sporting Clube da Covilhã no valor de 100 mil euros, sendo 50 mil euros pagos até ao final do ano e o restante em dezembro de 2022. Para o CCD Estrela do Zêzere (Boidobra), para atividades de tempos livres e para a sua atividade desportiva, entre janeiro e abril do próximo ano, a verba de 6 mil euros. A Associação Desportiva da Estação vai receber 20 mil euros, para cumprir o seu plano de atividades, a Associação Estrela Três Pontas viu aprovados 6 mil euros, o Unidos do Tortosendo vai receber 8.333 euros, o Grupo Desportivo da Mata vai receber 13.233 euros, sendo que 10 mil se destinam ao apoio à Academia de Futsal e o restante para atletismo, trial e Centro de Marcha e Corrida. Para a Associação Bairro do Cabeço (Tortosendo) foi aprovado um apoio de 1.306 euros.

Para a Associação Cultural da Beira Interior, foi aprovado um apoio de 2.500 euros mensais, durante 4 anos, “para permitir que a associação desenvolva as suas atividades” e para a Associação Académica da Beira Interior, AAUBI, 25 mil euros para apoio à sua atividade cultural.

Foi ainda aprovado um apoio de 1200 euros para a UBIcar Team, para a participação na Shell Eco Marathon.

Na reunião foram ainda aprovados protocolos de contratos interadministrativos com agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas no valor global de 929.832 euros que dizem respeito ao pagamento de água, eletricidade, gás, combustíveis, e comunicações (535.956 euros), limpeza higiene e material de escritório (59.155 euros), apoios alimentares (51 mil), equipamento conservação e manutenção de edifícios escolares (283.721 euros).