Partido “Os Verdes” entrega hoje 1000 postais ao Ministro do Ambiente contra exploração de lítio

No âmbito da exploração de lítio “que o Governo pretende levar adiante, contra a vontade das populações”, o Partido Ecologista Os Verdes recolheu nas últimas semanas cerca de 1000 postais, nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, dirigidos ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, onde a população afirma que não quer o seu futuro minado. “A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!” lê-se.

Hoje, dia 29 de dezembro, pelas 12h00 uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes que integra os deputados do PEV à Assembleia da República, Mariana Silva e José Luís Ferreira, irá entregar no Ministério do Ambiente e da Ação Climática estes mil postais como “presente para o Sr. Ministro quando se assinalou recentemente 1000 dias da assinatura do contrato de exploração de lítio e minerais associados em Montalegre”, refere o partido, em nota de imprensa.


“A exploração de lítio a avançar terá impactos muito significativos na qualidade de vida e saúde das populações, com a contaminação dos solos e culturas agrícolas, com a devastação das florestas e na alteração e destruição da paisagem, contaminação dos rios, nascentes, poços e aquíferos subterrâneos, no equilíbrio dos ecossistemas e na redução da biodiversidade” alerta o Partido Ecologista, vincando que “o Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, a juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela”.