CDU assinala 10 anos de portagens nas ex-scuts com buzinão de protesto

No dia 8, para assinalar os 10 anos de portagens nas Ex-scuts, a CDU “reconhecendo o papel importante das acessibilidades no desenvolvimento da região” levou a cabo uma série de protestos na região, sob a forma de buzinão.

Recordando que “sempre lutaram contra a implementação de portagens” recorda em nota de imprensa que foi a “ação dos Governos PS, PSD e CDS que condicionou o desenvolvimento da região”, nomeadamente, com “a implementação das portagens nas Ex SCUT, decidida pelo Governo PS (Sócrates) e implementada pelo Governo PSD-CDS (Passos e Portas) em 8 de dezembro de 2011, teve consequências profundamente negativas para as populações e para o tecido económico das regiões atingidas”.


São os 3 partidos que “desempenharam um papel negativo na recusa sucessiva, ao longo dos anos, das propostas do PCP e do PEV para a eliminação das portagens, muitas vezes com posições contraditórias na Assembleia da República e na região”, frisa ainda a CDU.

Na nota de imprensa apontam ainda o dedo ao atual governo e à Ministra da Coesão Territorial, cujas ações pelo interior “ficaram bem expressas na opção de aplicar a redução de 50% das portagens ao seu preço de 2011 e não ao preço atual (o que retirou do cálculo as reduções entretanto conquistadas), desvirtuando a medida aprovada, condicionando a necessária recuperação económica”, destaca.

Na nota de imprensa dão ainda conta que a CDU e o PCP “valorizam as ações contra as portagens na A23, 24 e 25 e apelam ao seu reforço e continuação. Reafirmando a sua posição de eliminação das portagens nas ex SCUT, extinção das parcerias publico privadas e reversão das infraestruturas rodoviárias para a gestão pública”.