Cerzir Afetos espera há 1 ano por verba da Segurança Social para iniciar obra do Centro de Dia

A Cerzir Afetos – Associação de Solidariedade Social da Boidobra reuniu em Assembleia Geral Ordinária, no passado sábado, dia 27.

O futuro Centro de Dia e Apoio Domiciliário foi um dos pontos em destaque nesta reunião. Foi aprovada a ratificação da contratação de financiamento para construção deste edifício e foi, também, apresentada aos sócios a decisão de apenas efetuar apoio domiciliário quando a estrutura física estiver construída. No entanto, o início da obra continua “nas mãos da Segurança Social”.


Recorde-se que a Cerzir Afetos candidatou-se ao apoio do programa PARES 3.0, porém, segundo o presidente da direção, Paulo Jerónimo, a candidatura foi submetida no dia 30 de dezembro de 2020 e “ainda não há qualquer decisão”. “Já vai fazer um ano e continuamos a aguardar a resposta da Segurança Social”, refere o dirigente.

No que diz respeito ao plano de atividades para 2022, a Associação optou por não planear muitas atividades devido à situação pandémica, sendo que o orçamento para o próximo ano é de cerca de 3200 euros.

Ainda assim, a partir de janeiro, vai ser implementado o “Tecer com Afetos”, projeto vencedor da iniciativa “Bairro Feliz” do Pingo Doce.

Esta causa divide-se em três eixos que “integram as tradições da freguesia, a história dos lanifícios e criação/reciclagem de peças de vestuário”, através de visitas, “workshops intergeracionais sobre os lanifícios” e um atelier de costura criativa e de arranjos.

A Cerzir Afetos recebeu um donativo de cerca de 997 euros para “dar vida” à causa apresentada a concurso.