Covilhã “invadida” por 1000 cartas sensibilizadoras no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Na próxima sexta-feira, dia 10, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, um grupo de jovens ativistas vai “invadir” a Covilhã com cartas que sensibilizam a população para esta causa.

Esta campanha de sensibilização passa por espalhar 1000 exemplares de 20 cartas escritas “por pessoas que viram os seus direitos violados por motivos de idade, género, classe social, nacionalidade ou etnia”. Segundo a CooLabora, as cartas expõem “situações de desrespeito” ou alertas para acontecimentos diários.


A CooLabora explica, em nota de imprensa, que a distribuição será feita de forma estratégica, passando por “viaturas, caixas de correio, portas de empresas e lojas, a UBI, cantinas e bibliotecas”.

O objetivo é contribuir para o reconhecimento da importância dos direitos humanos e da consolidação de uma sociedade mais justa, através da “consciencialização e do empoderamento dos jovens” com o seu “compromisso cívico”.

À CooLabora, responsável pelo projeto Coolaboratório e por esta iniciativa, associou-se a Happy Wish, uma organização de voluntariado criada por alunos da UBI.

Esta campanha é financiada pelo Programa Cidadãos Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Vissaya Barreto. O projeto Coolaboratório conta, ainda, com parcerias da Casa do Menino Jesus, da UBI e do Município da Covilhã.