Espaço C3D Covilhã é “mais-valia” para as escolas, afirma Secretário de Estado da Educação

O Espaço C3D – Makerspace Covilhã foi ontem, dia 6, inaugurado, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, que o considerou um “exemplo” e uma “mais-valia” para as escolas do concelho, referiu durante a sua intervenção.

Trata-se de um “projeto de intervenção socioeducativa” começou por explicar a vereadora Regina Gouveia, demonstrando que este espaço une o ensino, design e inclusão social. O Espaço, instalado na Biblioteca Municipal, valoriza a história da Covilhã como Cidade Fábrica, dando destaque à lã e tecido e alia “as novas tecnologias aos métodos tradicionais”.


“Na Covilhã temos tendência de valorizar a nossa história, identidade. Trabalhamos a lã há 800 anos e isso é motivo de grande orgulho” referiu o presidente da Câmara Municipal da Covilhã. “Temos feito um percurso notável, fomos dando saltos tecnológicos, na arte de dominar a lã e esta continua a ser a principal fonte de riqueza do nosso concelho”, explica o presidente.

Este projeto, que contou com o impulso da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, tem como principais destinatários os alunos das várias escolas do concelho.

O arquiteto Rúben de Matos é o coordenador do espaço e explicou que este se desdobra em 4 diferentes áreas, ainda que não estejam “divididas fisicamente”: zona de discussão e partilha de ideias que realça a criatividade; trabalho nas mesas com recurso a ardósias e novas tecnologias; investigação na zona de computadores e, ainda, área de trabalhos manuais com vários equipamentos.

O espaço está equipado com impressora 3D, bordadora, máquina de costura, canetas 3D, cortadora e impressora laser, entre outros. Nesta fase, os alunos que se dirigem ao Makerspace trabalham com materiais cedidos por empresas do concelho resultantes de, por exemplo, “tecidos fora de stock” para que se consciencialize para a “reutilização”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, deixou uma palavra de “parabéns pelo que criaram e também de agradecimento”, realçando a qualidade da educação em Portugal e, em específico, na Covilhã. “Estes temas da criatividade e inovação hoje não são pormenores quando falamos de educação, são o centro daquilo que se perspetiva como muito relevante na educação dos jovens”, destacou.

“Este é um bom testemunho de que não há que ter medo da descentralização porque se for feita com seriedade e bons princípios, como testemunhamos aqui, é uma mais-valia. Provavelmente nenhuma das escolas teria capacidade de concretizar um espaço destes sozinha” vincou João Costa.

O Secretário de Estado valoriza ainda que este espaço esteja situado na Biblioteca Municipal, um “espaço de cruzamento de várias áreas do saber, de cidadania e de liberdade” e o facto deste projeto unir a tradição e a modernidade visto que “ajuda a que as crianças que crescem aqui não apaguem a sua identidade”.