A 4ª Edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual – (CEEC Individual), escolheu quatro investigadores para desenvolverem os seus projetos de investigação na Universidade da Beira Interior (UBI). O “melhor” resultado alcançado pela UBI, “num dos mais competitivos processos de contratação de cientistas a nível nacional”.
Segundo explica a UBI em nota de imprensa os investigadores escolhidos “através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais” são Duarte Diogo e Diana Costa (CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde), nas categorias de Investigador Júnior e Investigador Auxiliar, respetivamente; Luigi Caranti (PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura) como Investigador Principal; Renata Ferraz (LabCom – Comunicação e Artes) é a investigadora selecionada na Categoria Júnior.
“A mais-valia científica” dos projetos apresentados pelos elementos da UBI, que abrangem diversas áreas, ficou “comprovada pelas classificações obtidas na avaliação do CEEC Individual”.
Duarte Diogo é o primeiro classificado no seu painel de avaliação (Química), com 9,65, e Diana Costa ficou seriada na 2.ª posição do respetivo painel (Materiais, Engenharia e Nanotecnologia), tendo obtido uma classificação de 9,50. Luigi Caranti, no painel de avaliação Filosofia, Ética e Religião, é o segundo melhor, acrescenta a UBI.
“Este é um resultado muito gratificante para a UBI, dado que se trata de um concurso muito competitivo”, salienta a vice-reitora para a Investigação, Sílvia Socorro, citada no documento.
O CEEC Individual teve uma taxa de aprovação das candidaturas superior à do ano passado, mas que ainda assim foi de apenas aproximadamente 10%, “o que representa, portanto, a enorme qualidade dos projetos de investigação propostos e a excelência do perfil e percurso científico destes investigadores selecionados”, acrescenta a vice-reitora.
Sílvia Socorro frisa ainda que as classificações nas duas primeiras posições dos respetivos painéis “são naturalmente dignas de nota”, com relevância para Duarte Diogo, que pode ser visto como um “exemplo da qualidade existente nos cursos da academia” e destaca ainda o acolhimento de “um investigador internacional, com uma vasta e sólida carreira, para a posição de Investigador Principal no Praxis, Luigi Caranti”.
O CEEC Individual, promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016.