Misericórdia da Covilhã: Centro de Apoio à Integração de Migrantes fez mais de 600 atendimentos

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, CLAIM, da Misericórdia da Misericórdia, abriu as suas portas à comunidade migrante, em outubro de 2020, no Campus Misericórdia (Alto de Santa Cruz), tendo até ao presente realizado mais de 600 atendimentos a cerca de 200 cidadãos estrangeiros, avança a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

“Ao longo deste período, o CLAIM tem proporcionado à população migrante residente no concelho da Covilhã, independente da sua nacionalidade, religião ou etnia, um local de resposta às suas dúvidas, informando e ajudando a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade”, explica a instituição.


A Misericórdia vinca que o atendimento é feito “por um técnico qualificado” e é gratuito. O funcionamento tem por base a articulação em rede dos recursos locais existentes, por forma a facilitar a integração de migrantes em todas as dimensões de âmbito social, nomeadamente no acesso à educação, aos serviços de saúde, ao mercado de trabalho, regularização da sua situação migratória, entre outros.

O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Misericórdia da Covilhã, teve “o alto patrocínio do Fundo Asilo, Migração e Integração e do Ministério da Administração Interna”.