Cadeira de esqui adaptado usada pela primeira vez na Serra da Estrela

Uma cadeira que permite que pessoas com mobilidade reduzida possam praticar esqui foi ontem utilizada, pela primeira vez, na estância de esqui da Serra da Estrela.

O primeiro utilizador do equipamento, que é de utilização gratuita mediante marcação, foi Sandro Carvalho, de Vila Franca de Xira, um ex-paraquedista que há 20 ficou paraplégico, sendo que a atividade foi uma prenda de aniversário pelos seus 42 anos.


“A primeira descida foi feita em ritmo lento, a dar indicações a Sandro, que “queria mais adrenalina”, e na volta seguinte ambos serpentearam pela neve com maior agilidade e velocidade”, refere o monitor da estância que acompanhou esta atividade em declarações ao jornal Público.

Sandro Carvalho, nunca tinha imaginado a possibilidade de fazer esqui, mas pensa “em voltar” e já se imagina a utilizar a cadeira sozinho no futuro, depois de a mulher ter contactado a Estância para saber se a Torre tinha condições de mobilidade e de lhe terem preparado “um dos melhores presentes de aniversário” que já recebeu.

A utilização do equipamento é gratuita, mediante marcação, e inclui o acompanhamento de um dos monitores da Estância de Esqui ou da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), que receberam formação para o efeito.

Citado também pelo jornal, o presidente da FDIP, Pedro Farromba, considerou ter sido dado “o primeiro passo” para que mais gente possa começar a praticar desportos de inverno em Portugal, “independentemente de ser em competição ou em lazer”.

O dirigente acentuou o simbolismo do momento e destacou a importância do equipamento, “para que as pessoas possam perceber que o esqui e os desportos de inverno são adaptados a toda a gente, independentemente da sua condição física”.

O equipamento representou um investimento de seis mil euros e foi oferecido à FDIP pela Fundação do Desporto no final de 2019, mas “por causa das contingências da covid-19 não tinha sido possível pôr em prática uma aula como hoje”, justificou Pedro Farromba.

A cadeira tem amortecedores que permitem mudar de direção com a flexibilidade do corpo e é possível a utilização por pessoas de diferentes compleições físicas e para diferentes graus de deficiência.