cantar galo vila do carvalho

Cantar-Galo e Vila do Carvalho opta pelo referendo local para desagregação

Após o presidente da União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho afirmado, várias vezes, que ia auscultar a população para perceber a sua vontade relativamente ao processo de desagregação da União de Freguesias, está agora confirmado que vai ser criada uma comissão responsável pela organização deste referendo local.

Esta decisão vem no seguimento da proposta apresentada pela bancada do PS, que reuniu o consenso de todos os partidos com assento nesta Assembleia de Freguesia.


Esta proposta foi apresentada na Assembleia de Freguesia (AF) de 6 de janeiro de 2022 e possibilita a desagregação da União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, no seguimento da Lei n.º 39/2021, que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias e revoga a Lei n.º 11-A/2013.

“Sabemos que por estarmos em maioria absoluta na AF, o Partido Socialista pode decidir nos termos da lei, a manutenção da União ou a sua reversão” explicou a bancada do PS, vincando que por considerar “uma matéria sensível que deverá ter amplo consenso e ser representativa da vontade popular”, não decidiu “sozinha”.