ADERES: candidaturas abertas para dois novos concursos de promoção ao desenvolvimento rural

Estão a decorrer, até dia 21 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022, respetivamente, dois concursos de promoção ao desenvolvimento rural.

Promovidos pela Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul (ADERES), o primeiro concurso, que finda a 21 de janeiro, abriga a componente dos Mercados Locais.


Com o objetivo de “promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor” os candidatos devem ter em conta a sua contribuição para o “escoamento local, preservação dos produtos e especialidades locais”, através de produtos da época, frescos e de qualidade, fomentando a confiança entre produtor e consumidor, explicam em nota de imprensa.

Em nota de imprensa refere ainda outra das prioridades deste concurso, que conta com uma dotação orçamental total de 36.171,64 euros, como “incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis” de forma a contribuir para a “diminuição da emissão de gases efeito de estufa”.

O segundo concurso, que abriga, ainda, a diversificação das atividades na exploração agrícola e finda a 4 de fevereiro, conta com uma dotação orçamental total de 86.786,85 euros.

A nota de imprensa vinca que este é um concurso que pretende “estimular o desenvolvimento” de atividades que não pertençam à produção, transformação ou comercialização dos produtos, destacando que visa “contribuir para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, para a fixação da população, para a ocupação do território e para o reforço da economia local”.