AM Covilhã lamenta morte de ilustres covilhanenses e propõe nome de rua em homenagem a Manuel Brancal

Na sessão de dia 29 de dezembro da Assembleia Municipal da Covilhã foram aprovados 4 votos de pesar, pelo desaparecimento de covilhaneses que, em vida, contribuiram para o enriquecimento do concelho.

Um deles foi pela morte de Manuel Brancal, empresário, que faleceu a 30 de setembro. “Foi um dos investidores mais marcantes do concelho, quer no ramo hoteleiro quer no comércio e indústria” refere o texto do voto de pesar apresentado pelos grupos do CDS, do PSD e do PS na Assembleia Municipal da Covilhã e aprovado por unanimidade.


No voto é vincado que além dos investimentos que “dignificam a cidade, como o hotel Pura lã e Sport Hotel”, desenvolveu “o projeto âncora do turismo local em Unhais da Serra, que em muito potenciou o turismo termal e de bem-estar na região”.

A assembleia aprovou, por unanimidade, realizar um minuto de silencio e propor à Comissão de Toponímia a atribuição do seu nome a uma rua da cidade a titulo de homenagem.

Foi também aprovado um voto de pesar, proposto pelo PS, pelo falecimento de David da Silva Ferreira, conhecido por Ginjas.

Faleceu em agosto passado, sendo uma das figuras caraterísticas de Sobral de S. Miguel, proprietário do Bar O Ferrolho. “Um espirito livre, revolucionário”. “Um homem bom e querido de todos, reconhecido nacional e internacionalmente, pela sua figura caraterística, capacidade artística e pela forma como recebia quem visitava a aldeia”, refere o texto aprovado por unanimidade, que propôs ainda um minuto de silêncio em sua homenagem.

A AM aprovou ainda, por unanimidade, mais 2 votos de pesar.

Um deles pelo desaparecimento de António Pombo, conhecido como Chefe Pombo, dada a sua ligação aos escuteiros na Covilhã, faleceu em novembro aos 81 anos. Cooperante nº 19 da Rádio Clube da Covilhã integrou diversos órgãos diretivos da cooperativa.

E outro pelo falecimento, em agosto, da covilhanense Madre Teresa Granado, tinha 93 anos. Maria Teresa Serra Granado foi a fundadora da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, em Coimbra e dedicou a sua vida ao apoio aos mais desfavorecidos, especialmente os mais jovens.