CHUCB desmaterializa processos e aumenta produtividade na área financeira

Desmaterializar processos e aumentar a produtividade dos Serviços Financeiros do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, automatizando tarefas repetitivas e sem valor humano acrescentado, são os grandes objetivos do “Projeto SmartFin”, em curso na instituição, e que conta com a implementação de uma solução robótica para a automatização de processos (RPA – Robotic Process Automation) na referida área, e ainda com uma ferramenta para a gestão de processos de negócio (BPM – Business Process Management), que permite o mapeamento eficaz de todos os processos, fluxos de trabalho e otimização de serviços.   

Flexibilizar e tornar mais ágeis os processos de transferência e tratamento de dados financeiros de grande volume foram os requisitos identificados na base da arquitetura e desenvolvimento desta solução digital, que vai agora permitir ao CHUCB “aumentar a capacidade e qualidade de resposta, quer em termos de controlo económico-financeiro, quer de reporte a entidades oficiais, com um ainda maior rigor, transparência e celeridade”, refere em nota de imprensa.


Entre os processos de trabalho a realizar pelo RPA destacam-se os seguintes: pedido e atribuição de compromisso automático entre o Sistema de Gestão Integrado do Circuito de Medicamentos (SGICM) e o Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC); lançamento automático de faturas em conferência/conferidas de SGICM para SICC; circuito de requisições extra SGICM; circuito de aprovação de faturas extra SGICM; controlo de faturação às seguradoras (controlo da recolha de informação, controlo da autorização da seguradora e controlo da refaturação); lançamento automático de faturas por centro de custo, entre outros.  

O valor total do investimento aprovado em 132 mil euros, teve um apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de 112 mil euros.