Empresa covilhanense de farmacêutica e cosmética investe 1M€ no Parque Industrial do Tortosendo

A Health Products Research and Development (HPRD), empresa covilhanense criada pelas irmãs Ana e Rita Palmeira de Oliveira, comemorou esta segunda-feira a expansão da sua atividade com a apresentação e edificação dos primeiros pilares das novas instalações da Pharmapoli.

Em 2012, esta empresa da área farmacêutica e cosmética, criou a sua primeira marca, a Labfit, para a qual se dedicou em exclusividade até ao surgimento, em 2019, da Pharmapoli. Esta última vai fixar-se agora no Parque Industrial do Tortosendo, onde consegue ser “maior e mais especializada” e “alargar a gama de produtos que requerem mais controlo”, explicou Rita Palmeira de Oliveira, na sua intervenção.


A HPRD prevê um investimento de cerca de um milhão de euros, ao longo do ano, sendo que “meio milhão destina-se à concretização desta infraestrutura, equipamentos e obra e o restante à transferência da Labfit, que se encontra a laborar no UBIMedical, para as novas instalações”, referiu Ana Palmeira de Oliveira.

Cosméticos, dispositivos médicos e biocidas serão alguns dos produtos fabricados nesta unidade que deve estar concluída no início de abril, sendo que os produtos veterinários se apresentam como uma das novidades.

Neste momento, a HPRD conta com 22 funcionários e prevê chegar aos 25 até ao final do ano, sempre com o objetivo de “continuar a crescer”.

Esta empresa dedica-se essencialmente a fazer produtos para outras marcas, seja através de soluções desenvolvidas de raiz na empresa, seja por fórmulas próprias dos clientes que contratam aquele serviço de produção.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve presente nesta cerimónia e deixou vários elogios às empresarias, salientando que souberam “aproveitar o potencial do interior”.

Destacou, ainda, a importância da Universidade da Beira Interior (UBI) na criação de condições para serem “professoras e empresárias”, trazendo a experiência da UBI para o mundo empresarial.

No entanto, realça que “nada disto seria possível sem iniciativa”. “Muitas vezes pedimos coesão aos governos mas esquecemo-nos de que temos de a criar localmente”, referiu a ministra, assegurando que, neste campo, as irmãs “dão o exemplo”.

Também o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, congratulou Ana e Rita, agradecendo por terem escolhido a Covilhã para a sua vida e para os seus projetos, vincando que “a Covilhã tem muitas e boas razões para acolher pessoas e empresas”.

Esta indústria farmacêutica e cosmética “tem um potencial extraordinário”, concluiu o presidente.